Vai viajar? Já sabe planejar a sua viagem pela internet?
Ao iniciar o planejamento de uma viagem, a primeira coisa que você tem que fazer é a reserva de voo e, é claro que a nossa primeira dica e o ponto de partida é o nosso querido e muito usado amigo: Google!
A primeira coisa que muitas pessoas fazem é procurar por promoções de companhias aéreas, voos com desconto, companhias “low cost” ou orçamento de pacotes de viagens. Então, saiba que companhias aéreas estudam o histórico de comportamento dos consumidores e, com isso, adaptam suas estratégias para tirar o máximo de proveito da situação, por isso, procurar por promoções não é o melhor jeito de começar, principalmente aqui no Brasil onde o mercado de aviação ainda não é maduro o suficiente e a oferta não consegue satisfazer a demanda. Cada trecho é coberto por poucas companhias.
Sendo assim, sugerimos que vá direto ao ponto, e busque exatamente o serviço que está procurando. Se você busca por um voo internacional, a melhor opção é procurar no Google.com na versão em inglês, assim conseguirá incluir em seus resultados empresas que ainda não tem site em português. Buscar voos usando cidade de partida e de chegada ou nomes de aeroportos – exemplo: Flights São Paulo London – já trazem para você na primeira página de resultados uma ideia de quais linhas aéreas cobrem a rota desejada. No topo dos resultados sempre aparecem dois ou três links patrocinados de empresas que estão particularmente interessadas em vender esse trecho. A opção de lhes dar uma chance cabe a você, considerando que são vendedores que estão investindo para serem encontrados por compradores em potencial como você!
Logo abaixo dos links patrocinados o Google agora oferece uma ferramenta de comparação de preços. Tudo que você precisa fazer é inserir as datas da sua viagem e clicar em um dos sites relacionados. O site Expedia por exemplo, mostrará já na primeira tela uma seleção de companhias aéreas que oferecem esse caminho dentro do período estabelecido por você. Nesta fase você já consegue visualizar informações básicas como preço, se o voo é direto ou com escalas etc. Para aqueles que querem evitar navegar em muitos sites e preferem centralizar a organização da viagem, grande sites como Expedia, Orbitz e o Travelocity, oferecem além das passagens, hotéis e/ou pacotes online.
Caso você esteja buscando apenas as passagens, a sugestão é escolher sites de comparação de preços como Hotwire, Kayak ou E-Dreams, este último que é o meu favorito, tem também uma versão em português. A ideia de negócio desses sites é otimizar o tempo de compra e comparar todas as ofertas do mercado, verificando preços e agenda que as companhias aéreas oferecem dentro da rota que você está interessado. Com ferramentas de buscas bem práticas, muito rapidamente estes sites trarão para você uma lista de opções dentro dos seus critérios. É hora de escolher!
Pequena dica: atente ao tempo de conexão de voos, pois muitas vezes a opção mais barata inclui mais tempo de espera dentro do aeroporto e isso pode não ser necessariamente a melhor opção para você. Por outro lado, pode ser uma boa oportunidade para fazer um pequeno e rápido tour em uma cidade que você não planejava conhecer!
Ok, agora algumas sugestões do que fazer e do que não fazer em sites de comparação de preços: não pense que sua pesquisa deve começar e terminar em um mesmo site, muitas vezes eles são bons apenas para verificar quais companhias aéreas estão oferecendo o trecho que você procura, e você pode decidir comprar diretamente no site da companhia aerea, onde é possível utilizar milhagens, talvez ter um melhor atendimento e até mesmo mais garantias em caso de problemas.
Atenção! Caso você resolva voltar para o velho mundo off-line e pedir a uma agência de viagens que faça os tramites, vale lembrar que há alguns anos as companhias aéreas cortaram as comissões das agências de viagens, então pergunte se será cobrado um fee pela reserva.
Últimas dicas: se você reservar viagens mais complexas, com muitos destinos e conexões, como por exemplo: São Paulo – Londres – Palermo – Roma -São Paulo, sugiro que você tente fazer a reserva pela mesma companhia. Fazendo isso, você garante o mesmo subsídio de bagagem em todas as rotas, enquanto se fizer separadamente o peso permitido pode mudar de país para país e de acordo com o tipo de voo – nacional ou internacional. Outro benefício da reserva por meio da mesma empresa é que, no caso de você perder um voo de conexão devido a atraso do voo anterior, você pode reivindicar seu dinheiro de volta ou uma nova alternativa dentro das opções de voos disponíveis. E acreditem, isso acontece mais do que imaginamos e ter essa vantagem pode ser uma mão na roda caso ocorra um imprevisto.
E você, costuma fazer reservas pela internet? Esperamos as suas dicas!
A World Wide Web é o limite, divirta-se e boa viagem!
Fonte/Colaboração: Piera Boaretto – Grand Hyatt São Paulo
Muito Bom e util seu artigo, Piera!
Com certeza servira de muita ajuda para as pessoas que procuram uma forma eficaz e ecomomica de viajar.
O meu voto e para Orbitz.com
Organizar uma viagem por meio de uma agência tem a vantagem de não precisar se preocupar tanto com roteiros e programas. Porém, para quem tem um budget um pouco mais “apertado” ou para quem gosta de ser independente em traçar os destinos, a tecnologia ajuda sim! Há sites e aplicativos que ajudam a organizar as atrações turísticas nas cidades que se deseja conhecer.
Um dos sites é o plnnr.com, é em inglês e agrega informações de diversas páginas como a Wikipedia. Esse site é legal para planejar gratuitamente uma agenda diária em cada lugar – por exemplo, sugere o tipo de transporte entre as atrações escolhidas e informa o preço dos hotéis, não conheço nenhum site como esse em português mas aposto que vão aparecer logo!
Olá tem sim um site em portugues é o milevo.com.br , é um mix de media social com funcionalidades para planejar a sua viajem , voce pode obter informações sobre passagems , atrações ou hotéis e tambem compartilhar os seus movimentos com os seus amigos. Eles receberão uma messagem informando a sua localização e podem contribuir te inviando dicas de restaurantes , atrações ou lugares que eles já esperiemntaram la! Legal neh!