Entenda por que essa técnica realinha a postura, relaxa e previne diversas doenças

Uma sessão de massagem é capaz de promover benefícios variados para a saúde do nosso corpo e da nossa mente. Graças às técnicas dessa prática milenar compartilhadas entre culturas e países do mundo todo, podemos ter contato com uma ampla lista de abordagens.

Nesse cenário, a massagem Ayurvédica é uma das mais procuradas pelos brasileiros. Saiba mais sobre ela e de que forma é possível obter ótimos resultados para o bem-estar e equilíbrio.

Origem da massagem Ayurvédica

A massagem Ayurvédica é uma técnica indiana que consiste em dois métodos: yoga e do ayurveda. Juntos, eles compõem a base dos três princípios criados por Keshav, o precursor dessa modalidade de massagem: energia vital, circulação sanguínea e respiração.

Essa abordagem de massoterapia é indicada para restabelecer o equilíbrio do corpo como um todo, promovendo melhorias ao físico e à mente das pessoas. Dessa forma, ela atua ao auxiliar nos tratamentos de dependência química, alergias, estresse, fadiga, depressão, fibromialgia, entre outras doenças.

Como essa massagem é feita

As manobras são realizadas por um profissional especializado nesta técnica. No primeiro momento, é feita a anamnese, uma pequena entrevista em que você indicará qual é o seu objetivo com a massagem Ayurvédica.

Com isso, o massoterapeuta será capaz de providenciar o óleo essencial que mais se adequa às suas necessidades. Esse produto passa por um processo de aquecimento e infusão em algumas ervas, como alecrim, lavanda, etc.

Os óleos ayurvédicos são usados na massagem porque contribuem muito na manutenção da harmonia e equilíbrio. Suas moléculas são muito pequenas e penetram facilmente na pele, levando todas as propriedades curativas diretamente para a célula.

No momento da massagem, o profissional realizará movimentos que consistem em amassar, apertar e deslizar por meio das palmas das mãos, pés ou cotovelos. O fluxo e a intensidade das manobras dependem das suas características físicas e dos seus objetivos com a massagem.

Em relação às partes do corpo trabalhadas, a massagem Ayurvédica é indicada para as costas, braços, mãos, pescoço, cabeça, pernas e quadril.

Principais benefícios da massagem Ayurvédica

Além de promover melhora ao aspecto da pele, tornando-a mais firme e hidratada, a massagem Ayurvédica auxilia na reestruturação muscular. Além disso, promove o rejuvenescimento, nutrindo as células e tecidos.

Outros benefícios dessa massagem são o alinhamento da frequência cardíaca, redução de dores no joelho em pessoas com osteoartrite, redução de enxaquecas e melhora da circulação sanguínea e do sistema linfático.

Ela também é responsável por aumentar a concentração, auxiliar no tratamento contra ansiedade e depressão e promover vitalidade sexual.

O que são os doshas na massagem Ayurvédica?

Homem fazendo massagem Ayurvédica

Cada pessoa possui quantidades e combinações diferentes dos elementos da natureza no seu corpo. Nesse contexto, um dosha é determinado pelo elemento dominante. A medicina ayurvédica classifica 3 tipos básicos de dosha:

Pitta

O elemento fogo é o predominante. Este dosha pode ser identificado na fome intensa, inteligência, envolvimento em desafios e agilidade. Pessoas com característica pitta tendem a ficar mais estressadas.

Kapha

É o dosha que resulta da união de água e terra. Manifesta-se por meio da tranquilidade, tolerância e afetuosidade. Do ponto de vista físico, o kapha está relacionado à digestão lenta.

Vata

A estrutura desse dosha é composta pelos elementos éter e água. Ele é muito presente em pessoas criativas, entusiastas, rápidas e dispersas. Dores nas articulações indicam o desequilíbrio nesta categoria.

A massoterapia ayurvédica permite um estado de introspecção em que você deixa os pensamentos fluírem. Isso significa que, quanto mais seu corpo e mente estiverem alinhados, mais fácil será para você se reconhecer e viver com mais qualidade.

O Ritual Ayurveda no Grand Hyatt São Paulo

A Ayurveda, também conhecida como “Ciência da Vida”, acredita que toda matéria é composta de uma combinação de 5 elementos básicos: espaço, água, fogo, terra e ar. São eles os responsáveis por formar os 3 doshas mencionados anteriormente.

Para garantir que você encontre o verdadeiro equilíbrio desses elementos em seu corpo e mente, o Grand Hyatt São Paulo preparou um pacote especial de massagem Ayurvédica. No Amanary SPA, localizado no 2º andar do hotel, em um espaço que compreende 700 m², você encontrará um verdadeiro templo dedicado ao bem-estar.

O Ritual Ayurveda começa com uma esfoliação corporal. Nesta etapa, o objetivo é remover as células mortas e impurezas da pele para prepará-la para receber a massagem a partir do relaxamento inicial.

Em seguida, a massagem será feita por meio de uma combinação de óleos essenciais que buscam equilibrar e harmonizar o seu dosha predominante. É importante ressaltar que o massoterapeuta trabalha tendo como princípio o respeito à sua individualidade.

Com o óleo devidamente aquecido, as manobras promoverão o aumento da circulação dos fluidos vitais e trocas em nível celular, auxiliando na remoção de toxinas.

Agora, que tal você aproveitar o Ritual Ayurveda aqui no Grand Hyatt São Paulo? Além do tratamento, você também tem acesso a 90 minutos de sauna e 3 horas de estacionamento cortesia com manobrista!

 

    Ritual Ayurveda

Ritual Ayurveda

O Ritual Ayurveda segue os princípios da Ayurveda – “A Ciência da Vida”, que acredita que toda matéria é composta de uma combinação de 5 elementos básicos: espaço, água, fogo, terra e ar, formando os três doshas: Vata, Pita e Kapha.

    Reserve agora!