Saiba mais sobre esse prato que é um dos destaques do complexo gastronômico do Grand Hyatt São Paulo

 

Quando a gente ouve a magia que está por trás da expressão culinária francesa, vamos logo preparando o paladar para degustar os pratos mais gostosos e sofisticados, que caíram no gosto do mundo inteiro.

 

Agora, no Grand Hyatt São Paulo, você vai se deliciar com a galette. Fique sabendo sobre esse prato de entrada francesa que vai tornar sua experiência gastronômica ainda mais inesquecível.

 

O que é Galette?

 

Essa delícia da culinária francesa é da família dos crepes e das panquecas (mas não confunda com as panquecas americanas!). Trata-se de uma massa fininha e leve feita com trigo sarraceno.

 

Apesar de ter nome de trigo, o sarraceno, na verdade, é uma semente, e não um cereal. Também pode ser encontrado pelo nome de trigo-mourisco. Possui casca dura e cor rosa escuro ou castanho.

 

O ingrediente principal da galette foi cultivado pela primeira vez na Ásia e chegou à França com as Cruzadas, na Idade Média.

 

Uma informação importante para quem possui restrições alimentares é que o sarraceno não possui glúten e tem alto teor nutritivo por ser rico em nutrientes, fibras e antioxidantes.

 

galette de peixe

 

Galette Norueguesa

 

Onde surgiu a Galette?

 

A galette vem marcando presença na culinária francesa a mais de 8 mil anos. É um prato típico da Bretanha, região do Noroeste do país, onde faz parte do cardápio desde o século 13.  

 

Na Bretanha, essa variedade de crepe faz parte da rotina alimentar dos moradores. Não é a toa que o número de crêperies  é maior do que o de cafés. É muito comum ver amigos reunidos, batendo um bom papo e comendo galettes.

 

Ao lado do crepe, ela é uma refeição típica da Chandeleur, festa católica que celebra a luz de Cristo. No dia 2 de fevereiro, as casas são iluminadas por luz de velas e os franceses comem galette para comemorar a data.

 

E quem é o par perfeito da galette? Sim, é a sidra, aquela bebida alcoólica feita a partir do sumo fermentado das maçãs, outro elemento bastante popular na região. A acidez e o gás da sidra limpam o paladar e deixam o alimento ainda mais leve e saboroso.

 

Se você está imaginando a bebida em uma taça, esqueça! A sidra é servida em bolées, que são um tipo de xícara grande de porcelana.

 

Venha saborear o melhor da cozinha brasileira!

Venha saborear o melhor da cozinha brasileira

Em um ambiente convidativo, aconchegante e charmoso, o restaurante apresenta uma show kitchen que encanta os clientes e o C-Bar, com um completo menu de petiscos e coquetéis brasileiros.

Saiba mais!

 

Qual a diferença entre crepe e galette?

 

Está enganado quem pensa que galette é só mais um nome gourmet para crepe. Apesar de ambos serem preparados basicamente com os mesmos ingredientes, o crepe é feito com farinha de trigo branca e é servido como prato doce.

 

Um exemplo de crepe basiquinho é a que é acompanhado com açúcar polvilhado e um pouquinho de limão.  Como a gente já disse, galette é feita com trigo sarraceno. A massa é mais espessa em relação à de crepe e é servida sempre como prato salgado.

 

Como é feita a Galette?

 

Os ingredientes básicos são: farinha de sarraceno, ovo e água. No extremo norte da França, algumas receitas levam cerveja para deixar a massa mais macia. Na Normandia, a massa é preparada com calvados (bebida destilada feita de sidra).

 

Com a popularização da receita, outros ingredientes, como leite e manteiga são adicionados para incrementar a textura e o sabor.

 

Independente do preparo, o resultado é sempre digno de degustação: massa bem fininha, crocante e bem assada. O recheio mais tradicional da galette é o de presunto e queijo.

 

Nas creperias da Bretanha, a famosa galette jambon/fromage pode ser “complète”. Isso quer dizer que leva um ovo semi-cru por cima.

 

Outras galettes tradicionais que pode ser encontradas facilmente na França  é a Gallette de Andouille de Guémené.

 

O que vai bem com Galette? Por ser um prato salgado, as saladas de folhas servem como um bom acompanhamento. Elas refrescam o paladar e dão um toque de sofisticação a mais.

 

Veja também – Confira todos os detalhes de como funciona um day use em um hotel

 

Aprecie uma Galette no Grand Hyatt São Paulo

 

Como tudo o que é bom se espalha, você pode encontrar uma boa galette em qualquer região da França a qualquer momento do ano. Mas, melhor ainda é ter acesso a essa maravilha da culinária francesa sem precisar sair do Brasil.

 

O C-Cultura Caseira, restaurante do Grand Hyatt São Paulo, buscou inspiração na Bretanha e se especializou para trazer a delícia típica dessa região.

 

Preparadas com os melhores ingredientes e com farinha de sarraceno importada diretamente da Europa, todo feito de forma a preservar a receita original da iguaria.

 

Para que sua experiência seja ainda mais especial, você pode acompanhar o preparo pela estação ao vivo e escolher um dos sabores criados para encantar diferentes paladares.

 

Uma das opções é a Normandia, galette preparada com queijo brie, espinafre, mel e nozes. Se você gosta de peixe, não deixe de provar a galette Norueguesa, com salmão defumado, requeijão, espinafre salteado, cebolinha e ovas de salmão.

 

A Toulouse é preparada com linguiça, cebola, tomate e cogumelo. Barriga de porco confitada, cebola, molho de tomate, chorizo e ervas são os ingredientes da galette Espanhola.

 

galette de linguiça

 

Se você preferir o prato básico, a galette Clássica, com Presunto, catupiry, queijo emmenthal e ovo vai fazer com que você se sinta na própria Bretanha.  

 

Todos os pratos acompanham salada de folhas e podem ser degustados de quinta a sábado, no horário do jantar. Para dar um toque a mais de sofisticação, na compra do Wine Pass deste ano, você ganha uma taça de vinho para harmonizar com sua gallete.

 

O Grand Hyatt São Paulo está pronto para te transportar para um pedacinho da França por meio do seu paladar.

 

E você, já conhecia essas receitas? Venha conhecer nosso restaurante e outros serviços excelentes oferecidos pelo Grand Hyatt São Paulo, como mini wedding, espaço para eventos corporativos e muito mais!

Estilo Hyatt

Estilo e sofisticação em um único lugar

Descubra o diferencial de hospedar-se em um hotel Grand Hyatt. Aqui você desfruta acomodações espetaculares, variadas opções gastronômicas, hospitalidade cinco estrelas e outras comodidades exclusivas.

Conheça nossos pacotes